Animação Rotoscopia



A palavra Rotoscopia é uma junção das palavras rotação e fotografia, a técnica consiste em fazer a filmagem de uma cena e depois refazer essa cena através de desenhos baseados nessa filmagem. É uma técnica muito conhecida no mundo da animação por trazer muito realismo a personagens fictícios dando a eles movimentos naturais e mais humanos. 

Abaixo podemos ver a ilustração de um rotoscópio que foi uma aparelho inventado por Max Fleischer e patenteado em 1917. O equipamento funcionava da seguinte forma: Ele transferia a imagem de uma cena por meio de um projetor em um vidro, onde era colocado um papel e o animador desenhava por cima da projeção. Depois cada imagem era fotografada e juntas formavam um vídeo animado.



Max e seu irmão Dave usaram o aparelho pela primeira vez em 1915 para produzir o filme animado  "Koko The Clown" que você pode assistir abaixo


Com o passar do tempo, a rotoscopia começou a invadir outros espaços como o de comerciais, jogos (Prince of Persia, por exemplo) , filmes com temática adulta e videoclipes como da música “Take on Me” do A-HA, que você pode ver abaixo o ótimo resultado.


A Disney também se utilizava de rotoscopia para produzir seus filmes animados, porém utilizava a técnica um pouco diferente dos irmãos Fleischer. Os animadores da Disney usavam como uma referência para ajudar na visualização dos movimentos, e assim criavam os quadro-chaves e depois eram desenhados os intervalos que eram elaborados pela animação usual (livre). O resultado era uma animação com o movimento fluído, mas sem deixar de ser uma animação.


No vídeo abaixo pode-se ver o processo de rotoscopia utilizado pelos estúdios Disney em suas animações.


Os filmes de animação "Cowboy Bebop" e "Neon Genesis Evangelion" foram duas grandes obras responsáveis por popularizar essa técnica nos animes. Essas suas duas obras que se utilizaram da rotoscopia não só para conseguir naturalidade, mas também, para reduzir os custos da produção, são ótimos exemplos de como a técnica de rotoscopia bem aplicada gera ótimos resultados. Infelizmente alguns utilizam a técnica da rotoscopia de forma errada, apenas para ter menos trabalho na hora de desenhar os frames manualmente, porém, o resultado são obras de baixa qualidade ou que doem os olhos de quem assiste.


Existem controvérsias se rotoscopia pode ser considerado animação ou não. Alguns justificam dizendo que o método é trapaça e trabalho de preguiçoso por não se basear inteiramente na imaginação. Outro ponto que é alegado é que os personagens destoam na ação e na aparência em relação aos que foram desenhados à mão livre.
Porém, o segredo dessa técnica está em um bom julgamento dos detalhes e em bom senso. Não basta apenas sair traçando por cima tudo o que se vê, mas sim escolher o que deve ser mantido, a informação realmente importante e descartar o que não serve.
Graças a essa técnica nos foi possível apreciar animações com maior fluidez e naturalidade e ainda somados a criatividade. 


Comentários

Postar um comentário

Lopo e Lapoza
Assista o primeiro episódio
animado de Lopo e Lapoza
Chukiles
Assista os episódios animados
do cachorrinho Chukiles
Tradicional e Digital
O mesmo desenho feito de
forma tradicional e Digital.
Como Desenhar Mangá
Tutorias de como desenhar
no estilo mangá.
Outros Vídeos
histórias animadas,
Animações em geral, ...